quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

BRUXAS NA MÍDIA: THE SECRET CIRCLE

Talvez todos conheçam a série The Vampire Diaries (Diários de um Vampiro). Esse seriado foi baseado nos livros de l..J. SMITH. A autora também é responsável por uma série de livros intitulado The Secret Circle, que dá ênfase as bruxas. Para quem não sabe, TVD (The Vampire Diaries) é focado em um mundo sobrenatural, mas os principais são vampiros, e as bruxas aparecem como terceiros. Mas vamos ao The Secret Circle. A mesma produtora criou um seriado, que deixou muito a desejar, com roteiro fraco, efeitos de terceira e uma abordagem da magia com raios e gotas levitando.
O melhor episódio do seriado foi o último, o que foi suficiente para que ela não fosse renovada e acabasse na primeira temporada. Passado alguns anos, eu estava perambulando pela biblioteca da Universidade quando me deparei com os livros que deram origem à série. Levei todos pra casa e devorei os 4 primeiros em uma semana. E me surpreendi.

O enredo é muito melhor e a forma como abordaram a prática da magia e da bruxaria de forma bem positiva. Isto é, de todos os livros que eu li – e me recordo – que retratam a bruxaria, este foi o que teve uma imagem mais “realista”. Ninguém lançava raios pelas mãos, eles não voavam em vassoura e ninguém invoca o capeta.
São diversas as vezes em que eles lançam o círculo invocando os quadrantes, usam instrumentos clássicos, como o athame e a liga, usam cristais, ervas, criam poções. Tudo sem efeitos. O máximo que a fantasia tomou conta da realidade foi uma sobre negra que se transformava em homem. Se bem que.... Mas enfim, não há como descrever a história sem dar spoilers, então deixo aqui minha rápida sugestão de uma ficção que aborde a bruxaria de uma forma mais clara e sem muito efeito e coisas malucas.

Um dos livros da série.



Se alguém já leu, já assistiu o seriado, deixe o comentário ou nos mande um e-mail para circulodasbruxas@gmail.com 

Também fique à vontade para sugerir livros, seriados e afins que apareçam o mundo mágico em que vivemos. Talvez surja uma série de vídeos em que falarei sobre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário