sexta-feira, 10 de abril de 2015

Construa o SEU altar.

Quando começamos nosso estudo na Bruxaria, uma das primeiras coisas que os livros ensinam é a criação de um altar. Tal é a empolgação de montarmos um altar, que muitas vezes acabamos por esquecer o real significado de sua criação.
Os altares aparecem desde o período paleolítico, e é fácil perceber existência ligada a religiões. Mas não devemos entende-lo como único de exclusiva religião. Você pode não ter religião e mesmo assim possuir um altar – ou mais – em sua casa.
O altar é muito mais que uma mesa cheia de enfeites, com representações dos elementos. Ele é o seu ponto de poder. Uma representação do seu mundo em versão menor. O altar é um espaço sagrado onde você se ligará a outros mundos, e nada mais justo do que construir esse templo de forma “correta”.
Altar de Selena Fox
Muitos praticantes estão acostumados a seguir os passos indicados em livros, colocando cada objeto em seu devido lugar, indicado nas instruções. Quando criamos um altar, devemos saber exatamente o que CADA coisa representa e porque ela está onde foi colocada. Lembre que ele representa o seu mundo. Que espécie de mundo representaria um altar todo bagunçado e que não faça o menor sentido aos seus olhos?
Segundo a autora D.J Conway, há quatro passos na construção de um altar:
1.Saber exatamente o porquê do altar.
2.Planejar o altar.
3.Reconhecer as emoções envolvidas na decisão.
4.Construir.
Comece refletindo sobre a função do altar. Talvez ele seja um altar de devoção para alguma divindade, um altar exclusivo para a magia, um altar para a proteção da casa, ou quem sabe até mesmo um para atrair a felicidade aos habitantes do lugar. Eles são muito mais do que um mero local onde deixar suas ferramentas rituais.
Após sua decisão por montar um altar, pense na melhor forma de representar seu mundo. Você possui uma infinidade de formas de utilizar suas emoções e sentimentos, expressando seus desejos: preste atenção nas cores, formatos, objetos que representarão aquilo que quer no seu mundo. Ou talvez ele seja simples, apenas com a estatua de sua Deusa e uma vela. Não importa, desde que ele faça sentido para você.
Quando estiver decidido sobre a melhor organização do seu espaço sagrado, comece a construir. Use uma mesa, uma prateleira, uma pedra, ou uma gaveta. Forre com um tecido, utilizando cores e símbolos, e disponha os objetos na forma como achar melhor. Só porque um livro diz que sua taça deve ficar a oeste, não significa que você é obrigado a deixá-la neste ponto cardeal, se não fizer sentido para você. Monte seu altar da forma como entender.
Depois que montar seu altar, não esqueça de manter a energia circulando. Utilize-o orando, entoando cânticos, acendendo velas, queimando incenso. E não esqueça de manter a limpeza em dia. Assim como sua vida, o altar deve se manter limpo.
Há muito o que se falar sobre a construção de altares, mas que tal começar com o que possui em casa e montar um espaço onde você possa cultuar o seu sagrado? 
Altar do Temple of Witchcraft



Qualquer dúvida, perguntas, sugestões e criticas, você pode entrar em contato comigo pelo e-mail: circulodasbruxas@gmail.com

Referência Bibliográfica:
A Little Book of Altar Magic, de D.J Conway.

Vídeo Referência: https://www.youtube.com/watch?v=BxZtMhEhXBs (em inglês, mas vale a pena dar uma olhada mesmo que não entenda nada do que a moça fala.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário